terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Levanta e come!

 

Está tudo lá em 1 Reis 19 de 1 a 10!

A história foi assim:

O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal.  Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: - Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!

Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: - Já chega, ó SENHOR Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados!

Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: - Levante-se e coma. Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo. O anjo do SENHOR Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: - Levante-se e coma; se não, você não agüentará a viagem. Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado.

Eu já ouvi um monte de gente pregando sobre esse texto. Alguns criticam a atitude de Elias, outros se identificam com o sofrimento dele. A maior parte fala mal de Jezabel (não sem motivo) e quem sobra, simplesmente a ignora.

Eu não sou pregadora, nem pastora, nem nada disso. Muito além de um título ou de uma patente, eu sou de Deus. Leio a Bíblia (menos do que gostaria, mas leio) e o Espírito Santo fala. E quando meu desconfiômetro está calibrado nos parâmetros de Deus, já é! Tem mais efeito que 5 dias de congresso ou acampamento, babando,chorando e caindo no poder (ou na empolgação). Não estou fazendo pouco destes eventos, ok?! Só estou dizendo que a vida com Deus não pode se limitar aos momentos. Inclusive os momentos de dor. Já viu, gente que só tem Deus quando tá cheio de pereba, quando ta limpinho, não quer nem saber (né?!).

Ora, quem nunca sofreu na vida, que me avise. Darei vários motivos para sofrer. Nem que seja junto comigo... Mas a questão aqui é que Elias era O Cara! Sério, ele o The Best. Profetão, ungido, forte, cheio de Deus. Falava com Deus ali no tete-a-tete. Era obediente. Queria um Elias na minha vida... Deve ser um cara gente boa pra caramba. Tá lembrado de que ele foi pro céu mesmo né?! E não é naquele sentido figurado de quando alguém morre aí a criança pergunta "- Cadê fulano?" e alguém responde "- Foi pro céu!”. Eu remendaria, "- E ele demora? Manda trazer pão na volta.". Ha! Mas tá, "bozoquices" á parte, vamos ao que viemos: o texto!

Qual é o problema que o povo tem em sentir medo? E qual é o problema em fugir? Concordo com a Izabela Taviani quando ela canta que "não admira os covardes mas agora é tarde", porque eu também sou! Eu tenho fugido de medo, de muitas coisas. Quase sempre eu faço isso. Daí meu corpo reage de maneiras absurdas, tipo, o refluxo, a gastrite, a diarréia em dias de tensão. Mas não um problemão e também não é só falta de vergonha na cara.

Bem o fato é que Elias se mandou, quis morrer e ainda retrocedeu aceitando a se comparar com o povo fubá do passado dele. Ah tá, e como se não bastasse, foi se esconder na caverna e pediu mesmo pra morrer. Eu acho bárbara (#hebefeelings) a forma como Deus trata Elias. Quer dizer, ele poderia deixado Elias morrer, afinal, sentir medo e variar na fé é tão humano quanto a morte. E não é pecado. Pecado é insistir no mesmo sentimento já sabendo que está reprovado.

Tá, mas aí o anjo vem e cutuca Elias. "Elias meu camaradinha, mexa esse traseiro gordo e come, porque tu vai andar!" É claro que o anjo não disse isso assim, mas em momento nenhum rolou um momento Oprah Winfrey de "senta aqui, conte sua vergonha e choooreeeee". Anjo não quer ibope. Ele não foi enviado pra passar a mão na cabeça de ninguém. Até porque, anjo não consola ninguém. Ele é enviado, vai lá e faz. Pronto. Sem melação, explicação ou enrolação. Quem estiver atrás de consolo que vá buscá-lo em Deus e em seu Espírito Santo, que é por definição o nosso verdadeiro e único consolador!

Levanta, Elias! Você não vai morrer agora não. E veja se te enxerga porque, olha só pra você e olha pra Jezabel. Quem é Jezabel? Coitada. Jezabel morreu pisada pelos cavalos do exército do rei e nem deu pra fazer o velório porque quando se lembraram dela, os cachorros já haviam comido os restos. Eca! É por isso que não dou bobeira com o Lugui. Eca!

Onde eu quero chegar é: olhe para você e olhe para Elias.Qual é a diferença? Depois, olhe para Jezabel e para o seu problema. Qual é a diferença? Vai passar, vai morrer. E quando você se lembrar que aconteceu, não vai ter sobrado nada! A ordem agora é, levanta e se alimenta de Deus, porque a sua caminha é longa! Sem Deus, não vai rolar. Você não vai aguentar. Levante-se e coma. Vida com Deus alimenta mais que Danoninho e instrui mais que qualquer gramática. É mais útil que o Google e nunca vai sair do ar, ou ficar velho, ou perder a graça. Aliás, alimente-se pela Graça!

Ah, aproveite que vai começar a orar agora e coma!

Nenhum comentário: